Reparo

Defesa Civil interdita encosta que desabou em praia de Niterói

Desmoronamento ocorreu no último domingo

Defesa Civil isola área enquanto elabora relatório de vistoria
Defesa Civil isola área enquanto elabora relatório de vistoria |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Após parte da encosta ter desabado na Praia da Boa Viagem, Zona Sul de Niterói, no último domingo (15), técnicos da Defesa Civil e Geotecnia Municipal estiveram no local e isolaram a área, nesta terça-feira (17). Os especialistas avaliaram o local e vão elaborar um relatório sobre a ocorrência. Segundo testemunhas, o desmoronamento por pouco não atingiu uma criança. 

 De acordo com frequentadores da praia, no momento do desabamento, nenhuma pessoa estava próxima, apesar de ser um domingo de sol. No entanto o caso assustou aqueles que frequentam o local, já que poderia ter machucado alguém. É o que conta a pedagoga Fernanda Macedo, de 28 anos. 

“Eu moro aqui na frente da praia e sempre venho aqui porque eu não gosto de pegar trânsito. Sempre que está sol, eu venho. Meu pai também sempre corre aqui na praia, e todos os dias e ele via que isso já podia cair, que deveria ter um cuidado. Então, caiu e podia ter desabado nele. Pode cair num banhista, em alguém que está correndo, em uma criança, em qualquer pessoa”, disse. 

A moradora de Niterói Gislaine do Nascimento, 58, foi a primeira vez que ela visitou a Praia de Boa Viagem nesta terça e ficou assustada com o desabamento. “Para mim, eles deveriam interditar a praia. Se tiver uma criança... a vida é mais importante. Tem mais chuvas para vir e mais pedras podem rolar. Tem outras praias próximas, como a de Icaraí ou a das Flechas, as pessoas podem usar essas enquanto isso”, opinou a enfermeira. 

Ainda segundo os técnicos, o desabamento pode ter ocorrido por causa das chuvas e da ressaca do mar e erosão. Enquanto o ENFOCO esteve na praia, integrantes da Defesa Civil de Niterói estiveram no local e fizeram fotos para avaliar o problema e iniciar o reparo de recuperação da encosta. 

Banhistas contaram também que os agentes da Defesa Civil estiveram no local na segunda, colocaram uma faixa de isolamento e orientaram as pessoas que não passem pela área demarcada até que a situação seja resolvida. 

A nutricionista Ingrid Batista, 28, foi à Praia de Boa Viagem nesta terça para comemorar o aniversário de sua mãe e ficou chocada quando chegou e viu os restos do desabamento. “Eu não estava sabendo. Fiquei triste porque não conseguimos passar para o lado de lá que é mais tranquilo. É muito perigoso isso. A Prefeitura deveria ter feito algo para prevenir, já que tivemos tantas chuvas nas últimas semanas e alertar as pessoas que não fiquem próximo da encosta”, declarou a moradora de São Gonçalo.  

< Foragido da Interpol é preso em restaurante na Barra da Tijuca Jogador posta foto com mulher misteriosa que pode ser Iza <